Rua Germano Petersen Júnior, 250, Higienópolis, Porto Alegre, Metropolitano Delta do Jacuí
Proprietario: Centro Cultural 25 de julho de Porto Alegre
CNPJ: 92.911.270/0001-72
Ano de Inauguração: 1951
Gestor: Walter Sille Krause - Presidente
Capacidade: 30 lugares
O Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre é entidade cultural sem fins lucrativos. Tem 68 anos de história, em que se destacam o cultivo e ensino da música, o canto coral e a cultura teuto-brasileira, tratando-se de importante representante da herança cultural dos imigrantes alemães na capital do estado do RS. A história dos grupos da casa remonta a período anterior à criação do próprio Centro Cultural, vindo o Coro Masculino Eintracht, à época, extinto por ocasião da 2ª grande guerra, reanimar-se e somar-se à nova casa, como Coral Masculino 25 de Julho, ativo até hoje. Outro importante integrante, o Expresso 25, é forte representante do movimento coral do estado e país. Ex-Coral 25 de Julho de Porto Alegre, já conta com 53 anos de existência e nesse tempo conquistou destaque por seu aprimoramento em nível profissional, com forte atuação na cena musical brasileira e no exterior, especialmente Europa. São trabalhos ligados aos demais grupos da casa, que somam, ainda, o coral feminino Femina Vox, e que se articulam com outros corais, grupos vocais, cantores e músicos do Brasil, da América Latina e Europa. Importante, ainda, destacar ter sido o Centro Cultural 25 de Julho berço à formação da Federação de Coros do RS e ter participado, com os seus grupos corais, nos inúmeros Festivais de Coros realizados em Porto Alegre e fora dela, sempre com desempenho destacado. As sementes lançadas com a participação de jovens nos grupos da casa, que já incluíram, em outras épocas, coros infantil e juvenil e orquestra, contribuíram para a formação de músicos, regentes, cantores, professores e diretores de instituições musicais que hoje atuam aqui e em diversas partes do mundo. Os trabalhos realizados no Centro Cultural aproximaram estudantes e professores de música e também grandes vultos da MPB como Hermeto Pascoal, Celso Viáfora, Guinga, Ivan Lins, entre outros. Também foram realizados trabalhos em conjunto com outros grandes grupos como Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA, Orquestra da Ulbra, entre outros, transitando do erudito à MPB. Essa produção artística não se limitou ao Brasil, mas dialogou com outros países da América Latina e Europa, por onde os grupos excursionam com frequência desde a década de 1960.
Ativo interna e externamente através da atuação dos seus grupos culturais, que incluem, ainda, o destacado grupo de danças folclóricas alemãs Tanz mit Uns e grupo se terceira idade de conversação em alemão, o Centro Cultural 25 de Julho é entidade cultural sem fins lucrativos e tem sua sustentação nas pequenas contribuições mensais dos componentes dos grupos e de alguns poucos associados simpatizantes da sua trajetória. Entre as ações que buscam ampliar o diálogo do Centro Cultural 25 de Julho com a comunidade de Porto Alegre, alinhadas com a sua missão de desenvolver pessoas, são ainda, atividades oferecidas pela casa, para público interessado: musicalização através da flauta, oficina de contação de histórias, oficina de teatro de bonecos (Núcleo Ânima), aulas de flauta-adulto, aulas de acordeon, de violino, viola, bandolim, violão, piano (para crianças e adultos), teclado, alemão e inglês.
Canhões de luz e de led
2 mesas de som
1 microfone
2 microfones sem fio
4 pianos
Não são móveis
1 com espelhos e penteadeira
Acesso em portão aos fundos, por rua paralela à entrada principal, comportando entrada de caminhões pequenos. Na entrada principal e em salão, cujo acesso é à esquerda da entrada principal, também é possível.
Taxa de uso: A combinar
Taxa de uso: A combinar
Como há muitas possibilidades de ocupação de espaços dependerá do evento e suas necessidades
Apoio:
Financiamento: